Home / Cidade | 17/04/2026 - 14:53
Foto:
Show aéreo será no domingo, dia 19 de abril, na pista Sobre as Nuvens; Secretaria de Segurança prepara esquema especial no trânsito
O céu de Campos do Jordão será palco de um dos mais emocionantes espetáculos da aviação mundial: o show da Esquadrilha da Fumaça. Com mais de quatro mil apresentações em 73 anos de existência, a equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) é reconhecida internacionalmente pela perícia, audácia e habilidade extrema de seus pilotos, qualidades que poderão ser vistas ao vivo neste domingo, dia 19 de abril.
O show aéreo
Sete aviões A-29 Super Tucano fabricados pela Embraer irão decolar do aeroporto de São José dos Campos em direção à pista Sobre as Nuvens, na Vila Santa Cruz, onde serão executadas as manobras. O show abre oficialmente as comemorações do aniversário da cidade, que no dia 29 de abril completa 152 anos. “Serão realizadas cerca de 60 acrobacias em aproximadamente 40 minutos de demonstração”, explicou o capitão-aviador André Mayer Fontoura, da Força Aérea Brasileira.
Entre as acrobacias previstas, o Tonneau (avião gira em torno de seu próprio eixo) e o Looping (voo vertical em linha ou leque em formato de círculo) estão entre as mais aplaudidas. O Brake (manobra em que os aviões alinhados rompem a formação) e o Lancevak (avião parece perder o controle) também fazem o público vibrar! O show termina tradicionalmente com os aviões desenhando um coração no céu.
A altitude e o relevo montanhoso vão exigir ainda mais atenção por parte dos pilotos. A exibição vai começar a partir das 15h. “Pedimos que as pessoas não levem drones. Somente os equipamentos com autorização poderão ser utilizados. Se algum drone estiver voando durante as demonstrações, o show poderá ser pausado ou até mesmo cancelado”, alertou o capitão-aviador Fontoura.
Trânsito sofrerá alterações
A Secretaria Municipal de Segurança, por meio do Departamento do Sistema Viário (DSV) vai implantar uma operação especial no trânsito antes e depois do show. A avenida Matheus da Costa Pinto, que cruza a Vila Santa Cruz, será o único acesso permitido para a pista Sobre as Nuvens. O caminho pelo Alto da Boa Vista será utilizado exclusivamente como rota de saída ao final da apresentação.
A avenida Luiz Gonzaga Arrobas Martins, que passa em frente à pista de motocross, vai ter apenas a faixa da esquerda liberada para o tráfego. A da direita será exclusiva para pedestres e carros oficiais. O local também vai contar com dois estacionamentos particulares com aproximadamente 200 vagas. Próximo à empresa Terra Campos, uma área será destinada para ambulâncias e viaturas dos Bombeiros.
Seis ônibus serão disponibilizados gratuitamente para a população. As saídas serão do Mercado Municipal, em Vila Abernéssia, a partir das 13h30. Cerca de 100 agentes da Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e DSV serão mobilizados durante a operação para orientar e garantir a segurança.
Sobre o Governo de Campos do Jordão
O Governo de Campos do Jordão, sob a gestão do prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), busca implementar políticas públicas que valorizem a cultura, o turismo, a infraestrutura e o bem-estar social fortalecendo Campos do Jordão como referência no cenário regional e nacional. Para mais informações, acesse o site oficial do Governo: www.camposdojordao.sp.gov.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3662-8100.
Assessoria de Comunicação | Governo de Campos do Jordão
Mais informações: imprensa@camposdojordao.sp.gov.br | (12) 3668-5500
Cidade - 17/04/2026 | 14:53